Thor: O Mundo Sombrio - Easter Eggs, Curiosidades e Referências


Os fãs dos filmes da Marvel já sabem que poderão encontrar uma grande variedade de Easter Eggs e referências escondidas em todas as histórias adaptadas pela produtora, com Thor: O Mundo Sombrio não foi diferente, mas o filme não estava apenas repleto de referências, mas pode conter detalhes que influenciarão diretamente o futuro do Universo Cinematográfico Marvel!

Podem ser menos easter eggs do que os que foram encontrados em filmes anteriores como Homem de Ferro 3, mas com certeza o material encontrado em Thor: O Mundo Sombrio, vai deixar os fãs das histórias em quadrinhos com a expectativa nas nuvens com relação ao futuro do Universo Cinematográfico Marvel! Confira:

Kronan

A batalha entre Thor e o monstro gigante de pedra, mostrada em muitos trailers como alívio cômico das cenas de ação, não retrata apenas um inimigo aleatório.

Pode ser que o gigante seja um dos “homens de pedra de Saturno,” estranhos monstros feitos de rocha que lutaram contra Thor em sua primeira aparição nas HQ’s. Na história, os Kronan desejam invadir a Terra, mas acabam presos em Saturno enquanto se preparavam para a batalha.

O Corvo de Odin

Um elemento que Alan Taylor fez questão de enfatizar em O Mundo Sombrio, foi sua herança Viking. Os espectadores tiveram a chance de ver Odin pela primeira vez supervisionando e treinando seu próprio exército e não em uma sala do trono. Além disso, podemos ver pela primeira vez um dos corvos de Odin, mas ele não é um pássaro qualquer. Nas HQ’s, os corvos Huginn e Muninn são os vigias dos Nove Reinos e voam por todos os lugares coletando informações para reportá-las ao rei.

Stan Lee

Como de costume, a lenda das histórias em quadrinhos, Stan Lee, fez sua breve aparição. Quando o Dr. Erik Selvig está dando sua brilhante palestra nos confins de uma clínica psiquiátrica, Lee é o paciente que pede que seu sapato seja devolvido.

Ao contrário das aparições anteriores, este cameo pode facilmente passar despercebido pelo espectador comum, uma vez que a piada que Stan solta tem a ver perfeitamente com a cena e chama mais atenção do que sua própria participação.

O quadro de Dr. Selvig

Juntamente com o cameo de Stan Lee, temos as divagações de Dr. Selvig, mas o que chama atenção são as anotações em seu quadro negro. Pode ser que elas sejam apenas referências para os fãs, mas e se na verdade forem dicas do que podemos esperar no Universo Marvel?

Para começar, podemos ler 616 Universe, uma referência clara ao Universo principal dos super-heróis nas histórias em quadrinhos, embora o termo não seja muito explorado nos filmes, pode ser que Dr. Selvig esteja ciente de que existem universos alternativos e outras encarnações dos mesmos heróis em Terras diferentes.



No quadro também podemos ler Kyle + Yost = X, Craig Kyle e Chris Yost são os criadores de X-23, o clone feminino de Wolverine. Ainda há referências aos Inumanos e até mesmo ao Doutor Estranho. Conseguiram descobrir todas?



Te vejo no Inferno!

Muitos espectadores podem ter simplesmente ignorado as palavras de despedida Loki a seu inimigo derrotado. Te vejo no Inferno é uma frase muito usada em inúmeros filmes de ação, mas ela pode ter outro significado quando utilizada no contexto Asgardiano.

O Inferno Asgardiano, Helheim, está localizado no reino mais baixo de Niflheim, onde os Asgardianos vão quando morrem, mas ele não é repleto de fogo e enxofre como descrito em muitas religiões.

Na Marvel Comics, Helheim é governado por Hela, filha de Loki. Então, assim como o uso da palavra “Morte” na cena pós-créditos de Os Vingadores, os roteiristas acharam um modo de prestar homenagem à mitologia dos quadrinhos, já que ela não deverá ser retratada nas telonas.

Muspelheim

No ato final do filme, vemos os Nove Reinos convergindo e podemos ter um olhar de cada um através de diversos portais. Para quem não acompanha a mitologia das HQ’s, tudo não passou de uma simples representação dos reinos e dos elementos que os regem: Terra, Água, Rocha, Fogo… pera aí… FOGO?! Sim, para os fãs das HQ’s pode ser a porta de entrada para Surtur e seu exército de demônios do fogo. Com mais de 300 metros de altura, nada é capaz de parar a fúria destrutiva de Surtur e sua Espada Crepúsculo, nem mesmo o Deus do Trovão. Há rumores de que Surtur poderia ser apresentado em Thor 3, mas até o momento tudo não passa de especulação.

Cena pós-créditos

Como já esperávamos, Thor: O Mundo Sombrio também continha uma “cena secreta” após os créditos finais e em poucos segundos podemos ver referências às Jóias do Infinito e ao casulo de Adam Warlock. É difícil imaginar como a Marvel trabalharia um tema tão fantástico como a jornada de Thanos pelas jóias do infinito e o surgimento de Adam Warlock, mas vale ressaltar que Joss Whedon é um grande fã do personagem, portanto, tudo é possível!

Comentários

Green Latern Pointer - Wait