50 Anos do Homem-Aranha

Aranha

A história de criação do personagem é bem mais complexa do que se pensa. Com o sucesso do Quarteto Fantástico, Stan Lee queria criar agora heróis para vários nichos e a idéia do Homem-Aranha era atender ao público adolescente. Influenciado num outro personagem (que falaremos em outro artigo sobre ele) de sua infância e também ao se pegar impressionado por uma aranha escalando sua parede um dia, Stan resolveu batizar o personagem de Homem-Aranha e lhe conferir poderes semelhantes a uma. Essa idéia pareceu repulsiva de imediato ao seu editor (e primo), Martin Goodman, que após muita insistencia deixou-o publicar a história do personagem no último número da Amazing Fantasy (revista de pouco sucesso na época). Mal sabia o editor que aquele seria um estouro e a revista anos depois seria vendida por uma fortuna entre colecionadores.

Após conquistar Goodman, foi a vez de Lee buscar um desenhista. Histórias falam que ele foi até Jack Kirby na época, discutiram a origem do personagem (tentando aproveitar um roteiro nunca usado dele com Joe Simon que envolvia um garoto órfão e um anel mágico) e iriam chamar Steve Dikto apenas para ser arte-finalista. Contudo, as primeiras amostras de conceitos visuais do Homem-Aranha criadas por Kirby não agradaram nem um pouco Stan Lee, que queria um personagem não tão heróico. Foi então que Dikto pulou a posição na fila e deixou o visual do personagem de um jeito que Stan aprovaria.

AranhaDikto, que era conhecido por dar um visual mais obscuro aos seus personagens fez de cara o uniforme que seria praticamente o definitivo do Cabeça de Teia até os dias de hoje. Assim, surgiu esse uniforme sem botas, com lançadores de teias embutidos no interior das luvas e um rosto mascarado e misterioso que esconderia um jovem adolescente no seu interior.

Ainda assim, apesar de Dikto ter vencido a posição do uniforme, a capa do primeiro número com o Aranha (para quem não sabe) tem arte de Jack Kirby e é apenas arte-finalizado por Steve. Isso porque Stan achou que Kirby era mais experiente no assunto. Não poderia dar errado.

Tempos depois, Stan Lee, Steve Dikto e Jack Kirby estariam disputando entre si quem de fato teve a idéia da versão original do que seria o Homem-Aranha. Obviamente, alguns puxaram mais pra um lado do que para outro, mas a história contada acima é tida como a oficial pela Marvel e possivelmente a correta, já que o próprio Kirby mais tarde acataria que a versão do Homem-Aranha como conhecemos hoje é muito mais da posse de Dikto e Lee do que dele, apesar de provavelmente ele ter incluindo algumas sugestões a Stan em suas conversas.

O fato é que Goodman dava por desacreditado o personagem e somente semanas depois tomou um susto com o fato da última Amazing Fantasy ter sido uma das revistas mais vendidas da época. Com o tempo, as cartas chegavam aos montes na redação da jovem Marvel pedindo por mais do herói. Meses depois, em 1963, seria lançada Amazing Spiderman.

Photobucket

Então, de forma resumida é isso! Parabéns ao Teioso pelo seu quinquagésimo aniversário e continuem atentos por mais novidades sobre o herói durante esse mês de Agosto.

Comentários

Green Latern Pointer - Wait